Câmara adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

A Câmara de Vassouras aderiu, no mês de agosto, ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), coordenado pelo Tribunal de Contas da União e pela Controladoria Geral da União.

Voltado aos gestores públicos, o programa oferece ferramentas de autoavaliação, orientações e treinamentos que permitem, através da plataforma e-Prevenção, diagnosticar a suscetibilidade de corrupção e melhorar os sistemas de prevenção. É baseado em cinco mecanismos compostos de práticas, normas, documentos e atividades que auxiliam a administração na segurança da tomada de decisões:

Prevenção: evita a ocorrência de fraudes;

Detecção: ajuda a identificar casos suspeitos, tão logo aconteçam;

Investigação: feita de forma rápida e correta;

Monitoramento: contribui para melhoria constante do sistema;

Correção: pune casos comprovados, alertando que o órgão não tolerará tal comportamento.

Dentre as diretrizes do PNPC estão: fortalecer as estruturas de combate à corrupção das organizações públicas; induzir à melhoria do perfil dos gestores; e manter sob controle a corrupção no país, reduzindo os níveis de fraude no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.