Inaugurada Sala de Exposições Marianna Crioula

No dia 26 de agosto, na Câmara, aconteceram três importantes eventos que contribuem para a preservação da história e da cultura da cidade:

A inauguração da Sala de Exposições Marianna Crioula, aberta com mostra do Projeto Revelando Vassouras, iniciativa da Fundação CSN com apoio da MRS Logística, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e da Secretaria de Educação da Prefeitura. Marianna Crioula, ícone da luta pela liberdade na região, foi uma mulher negra, costureira, escravizada nas terras cariocas que participou da revolta de Paty do Alferes, ao lado de Manoel Congo. Figura de liderança, conhecida como rainha do quilombo, quando surpreendida pela Guarda Nacional foi relutante em se render e, conforme os autos, gritava em alto e bom som: “Morrer sim, se entregar jamais!”

Em seguida, ocorreu a inauguração da escultura Coadunação, do artista Mário Band’s, que faz parte da campanha Rio de Mãos Dadas, do sistema Fecomércio-RJ. A ação tem por objetivo trazer alegria, envolvendo as pessoas em clima de união, superação e esperança. A obra ficará exposta por 30 dias na praça da Câmara.

Por fim, a tarde contou ainda com o lançamento do projeto Turismo Cívico, pela secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, e secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wanderson Farias, e de Educação, Magda Sayão.

Estiveram presentes, além dos secretários citados, a gerente institucional da MRS Logística, Rosa Cassar, e a representante da Fundação CSN, Giane Carvalho, dentre outras autoridades, alunos, pais e professores das escolas do município.

Representando o Legislativo, compareceram os vereadores Manoel Melo de Macedo; Diney Gomes; Victor Setaro; Gabriel dos Santos Silva e Matheus Merenciano.