Câmara inaugura Galeria dos Barões

A Câmara de Vassouras inaugurou, no dia 26 de maio, um nova galeria de quadros: denominada Galeria dos Barões, a coleção reúne fotos e breve biografia de 21 barões dos tempos áureos do café, alguns deles ex-vereadores, com objetivo de valorizar e compartilhar a cultura, a identidade e a história do município e da região.

O palacete da Câmara faz parte do Corredor Turístico Cultural da cidade e mantém em seu interior maquetes, vestimentas, objetos e documentos, bem como galerias de fotos que contribuem para a preservação do seu passado histórico. Ainda no mês de maio, foi inaugurado o quadro Princesa Isabel, doado pela Família Imperial Brasileira para compor o acervo do prédio, que abriga também o Centro de Atendimento ao Turista, a Sala de Exposições Marianna Crioula, a Sala Lielza Lemos Machado e o Espaço Recreativo Dulcelina Mendes.

Vale lembrar que em sua inauguração, no ano de 1872, três das quatro colunas de pedra do palacete foram apadrinhadas pelo Barão de Vassouras, pelo Barão de Massambará e pelo Barão do Ribeirão, cuja breve biografia agora fazem parte da coleção.