Câmara inaugura quadro Princesa Isabel

No dia 13 de maio, a Câmara de Vassouras realizou solenidade de inauguração do quadro Princesa Isabel, doado pela Família Imperial Brasileira para compor o acervo do palacete histórico, que faz parte do Corredor Turístico Cultural do Município.

O quadro é uma reprodução da fotografia da Princesa Isabel com seu neto, Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, que estabeleceu-se com sua família em Vassouras no ano de 1964, no sítio Santa Maria, e cujos restos mortais encontram-se depositados em jazigo recentemente restaurado no Cemitério Nossa Senhora da Conceição de Vassouras.

No dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil. Em reconhecimento à sua importância, o plenário da Câmara aprovou em março a resolução 977/23, que institui a Medalha de Mérito Princesa Isabel como honraria para as mulheres que tenham prestado serviços relevantes à cidade.

No mesmo mês, entrou em vigor a Lei nº 3.541, de autoria do presidente da Casa, José Maria Capute, que atribui a Vassouras o título de Cidade Imperial. A iniciativa tem por objetivo preservar a história, fomentar o turismo e o desenvolvimento e gerar emprego e renda para a população.

O quadro permanece disponível à visitação nas dependências da Câmara.